10 DICAS PARA MONTAR SEU CARDÁPIO
01- Procure Profissionais Aptos à Auxilia-lo:
  A escolha de um profissional ou uma empresa que lhe auxilie na escolha, criação e confecção do seu cardápio é de extrema importância. A união de 03 elementos: layout, conteúdo e material usado na confecção é importantíssimo, o erro em um desses elementos pode tornar seu cardápio com um visual pouco atrativo, de valor auto e que não vai atender a expectativa do seu cliente e nem a sua, não proporcionando o retorno desejado.
   
02- Seu Cardápio Não é Um "gasto" e Sim um Investimento:
  O cardápio não é um “gasto”, e sim um investimento, ele é o principal instrumento de marketing do seu restaurante, como também é ele quem tem a função importante de ajudar na escolha de seu cliente.
 
03- Escolha do Formato e Material Usado:
  Existe basicamente 02 estilos principais, o estilo “livro/revista” e o estilo lâmina (frente/frente e verso). Dentro desse estilos procure primeiramente escolher o modelo que mais se adequa ao estilo de seu cliente, sua casa, seus pratos e o material que seja mais viável e fácil para a manutenção, como limpeza, mudanças e atualizações.
   
04- Escolha do Layout:
  A escolha do layout é uma etapa muito importante, deve ser velado em consideração itens como a identidade da sua empresa, ter uma leitura agradável, leve e ser objetivo. Os nomes e os valores de fácil leitura e em casos que houver as descrições, deixa-las de forma simples e direta para que seu cliente não fique com dúvidas dos ingredientes usados e a quantas pessoas o mesmo serve.
   
05- Ordem de Apresentação:
 
A apresentação deve seguir a seguinte ordem:
  01. Pratos de entrada ou aperitivos;
02.
Pratos principais;
03.
Sobremesas;
04.
Bebidas.
Preferencialmente deixe os valores em ordem crescente e sempre deixe os pratos da mesma “família” próximos, peixe com peixes, carne com carnes e etc...

No caso das bebidas, use a ordem:
  01. Não alcoólicos (águas, sucos, refrigerantes);
02.
Alcoólicos (cervejas, drinks, destilados, vinhos);
Tratando das bebidas, o aconselhável, no caso de uma variedade média ou grande, é ter uma carta destinadas somente a elas, o mesmo no caso dos vinhos, uma carta de vinhos separada, facilitará o trabalho com os mesmos na hora de oferecer ao seu cliente.
   
06- Fotos:
  Procure usar fotos que identifique seus pratos, elas são um meio muito útil para sua venda, pois ajudam muito na escolha do cliente. Caso escolha um profissional para a produção das mesmas, vale a dica de ter o cuidado para que o prato fique o mais realista e natural o possível, evitando a comparação do cliente entre a foto do cardápio e o prato na mesa.
   
07- Tamanho / Volume do Cardápio:
  Ter o cuidado para que não seja muito cansativo o manuseio do cardápio é importante, mas ao mesmo tempo não deixar nada de fora para que o cliente tenha tudo o que quer saber no cardápio. Caso trabalhe com almoço e jantar, se os cardápios forem mais de 25% diferentes entre um horário e o outro o ideal e ter 02 cardápios separadamente.
   
08- Durabilidade e Conservação:
  A durabilidade e a conservação estão ligadas diretamente ao material usado, a limpeza e o manuseio. Escolha materiais de qualidade para a confecção, isso é fundamental, ser de fácil limpeza também, pois transmite ao cliente a importância que sua empresa tem com a higiene.
A durabilidade está ligada também ao tempo de permanência do seu cardápio na mesa do seu cliente, o ideal é que o mesmo seja retirado assim que o pedido tenha sido feito, pois um cardápio sem uso na mesa se torna um item incómodo, que pode se transformar em porta copo, porta prato e outras utilidades que não são as dele, diminuindo em muito a vida útil dele.
   
09- Correções, Atualizações:
  É muito importante levar em consideração na escolha do material e do layout a praticidade na hora das atualizações, correções e modificações, escolher o modelo no qual eles serão fáceis e um profissional ou empresa que possa sempre estar lhe auxiliando nesse trabalho.
É de extrema importância deixar sempre as informações e os valores atualizados e corretos.
   
10- Calma e Atenção:
  E para finalizar nossas dicas, lembramos que a calma e atenção, na escolha tanto do material, layout, dos itens que farão parte de seu cardápio e das correções também é muito importante, pois elimina gastos desnecessários e acaba otimizando o tempo e o dinheiro investidos nesse trabalho.
   
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